Caiu no golpe do Pix? Saiba o que fazer imediatamente
É importante você saber que o Banco Central disponibilizou um Mecanismo Especial de Devolução (MED PIX) para auxiliar possíveis vítimas de golpes com Pix e facilitar o pedido de devolução dos valores em duas situações:
- Confirmação de uso do Pix para aplicação de golpe;
- Falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.
Além disso, foi implementada a capacidade do bloqueio cautelar, que permite a instituição financeira realizar o bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas em caso de suspeita de fraude.
Portanto, caso você seja uma vítima do golpe do Pix, imediatamente, tome as seguintes medidas:
- Contate o seu banco e solicite a abertura do protocolo MED (Mecanismo Especial de
Devolução do PIX); - Registre um boletim de ocorrência;
- Solicite a abertura de notificação na plataforma www.consumidor.gov.br, mencionando
o banco recebedor do valor contestado, buscando uma posição em relação à
reclamação;
Seguindo todos esses passos, os bancos devem identificar a fraude em até 7 dias e promover o estorno dos valores.
Caso o banco se negue a prestar apoio ou não resolva o seu problema, procure um advogado de sua confiança para buscar a responsabilização judicial da instituição financeira pelos prejuízos
causados.
Lembre-se de agir rapidamente, quanto maior a agilidade na tomada dessas ações, maiores são as chances de reaver o valor perdido.