União Estável - Saiba algumas curiosidades sobre esse tipo de vínculo.

União Estável – Saiba algumas curiosidades sobre esse tipo de vínculo.

A união estável pode ser estabelecida informalmente ou formalmente, registrada em cartório. Os filhos nascidos dessa relação possuem a mesma proteção que os filhos de um casamento.

A união estável pode ser estabelecida entre casais homoafetivos. Não há diferença entre união estável homoafetiva e heteroafetiva, pois ambas são reconhecidas pela lei e têm os mesmos direitos e deveres.

A união estável pode ser convertida em casamento, sem a necessidade de uma celebração ou cerimônia. Basta que os companheiros compareçam ao cartório de registro civil com a escritura pública de união estável, os documentos necessários e solicitem a conversão. O casamento será registrado com a data retroativa da união estável.

A união estável permite que os companheiros escolham o regime de bens que irá reger o seu patrimônio. Eles podem optar por qualquer um dos regimes previstos no Código Civil, como a comunhão parcial, a comunhão universal, a separação total ou a participação final nos aquestos. Eles também podem criar um regime misto, combinando elementos de diferentes regimes. Essa escolha deve ser feita na escritura pública de união estável. Caso contrário, o regime será o da comunhão parcial de bens.

A união estável pode ser dissolvida de forma judicial ou extrajudicial, sendo indispensável a assistência de um advogado. A dissolução judicial é necessária quando há filhos menores ou incapazes envolvidos, ou quando há discordância entre os companheiros sobre a partilha dos bens ou a pensão alimentícia. Na ausência de filhos menores ou incapazes, bem como de discussão entre as partes sobre a partilha de bens ou alimentos, poderá ser realizada a dissolução extrajudicial, que é mais rápida e simples, formalizada em um cartório de notas.

Compartilhe:

Soluções para empresas e pessoas no setor jurídico.

Mantenha-se informado em nosso blog.

Dívida de Falecido


Dívidas deixadas por um parente, será passada a seus herdeiros?

Assédio Moral x Dano Moral


Diferente do que muitos pensam, dano moral e assédio moral não são a mesma coisa.

Isenção de FGTS e INSS para Aposentados


Empresas com até dez empregados poderão contratar uma pessoa aposentada

Indenização por Dano Moral na Justiça do Trabalho


A indenização por dano moral na Justiça do Trabalho decorre de condenações

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudar você?

+55 (11) 3393-2300 | +55 (11) 3392-2820
administrativo@karlabernardoadvogados.com.br

Rua do Bosque, 1621, 4º andar
Sala 401 a 403
Barra Funda - São Paulo - SP