Planejamento Sucessório
O planejamento sucessório é uma estratégia que permite uma pessoa realizar a transmissão de seus bens aos herdeiros enquanto está viva. Essa abordagem simplifica o processo de sucessão e ajuda a prevenir potenciais conflitos entre os sucessores no futuro, além de possibilitar a redução dos tributos eventualmente devidos.
Vantagens: A principal vantagem do planejamento sucessório é evitar conflitos e complicações no processo de transmissão do patrimônio após a morte. Além disso, possui redução na carga tributária a ser enfrentada pelos herdeiros do falecido, evita a inacessibilidade dos bens e reduz o tempo de espera e burocracia da solução judiciária na transferência dos bens.
Tipos de planejamento sucessório: A sucessão poderá ocorrer por meio de testamento, doação em vida, abertura de holding familiar e previdência privada.
Como fazer um planejamento sucessório: Para elaboração de um planejamento sucessório, o primeiro passo consiste em analisar as modalidades existentes e verificar a mais vantajosa diante do cenário enfrentado. Em seguida, o interessado deverá analisar as possibilidades junto a um advogado, além dos herdeiros e família sobre o assunto.
Por isso, busque um advogado de sua confiança para que ele lhe instrua em todo o processo.
Frisa-se ainda que o planejamento sucessório precisa passar por uma revisão periódica, para que, assim, possa garantir que o planejamento continue alinhado com os objetivos e circunstância em relação a evolução do indivíduo e de sua família.
Resumidamente, o planejamento sucessório é uma ferramenta essencial para proteger o patrimônio e garantir a sucessão dos bens de maneira tranquila aos herdeiros, tendo em vista que ao anteciparmos assuntos financeiros, legais e familiares, o desgaste e desafios relacionados a transferências de bens e riqueza é sensivelmente reduzido.