Anulação de Testamento
A anulação de testamento é um processo jurídico que busca invalidar um testamento registrado, em razão da presença de algumas condições específicas, como:
Em caso de incapacidade do testador ou caso este não esteja em pleno discernimento no momento da elaboração de seu testamento. Significa que no momento de sua feitura, o testador estava com sua capacidade cognitiva e mental prejudicada, impedindo-o de compreender plenamente as consequências de seus atos.
O testamento também poderá ser anulado em caso de vício de vontade, como erro, dolo, coação ou fraude, ou seja, quando a manifestação sobre o testamento ocorreu sob coerção ou pressão.
Também poderá ocorrer anulação nos casos em que houver o entendimento de que aquele testamento não seguiu as formas legais exigidas.
No entanto, para que a anulação ocorra, é necessário entrar com uma ação judicial, onde serão apuradas as alegações de capacidade mental, vício de vontade ou irregularidades formais.
Além disso, importante salientar que há um prazo para que isso ocorra. Em caso de erro, dolo ou coação, há o prazo de quatro anos, enquanto em caso de falta de discernimento do testador, o prazo é de cinco anos da data do registro.
Sendo assim, busque um advogado de sua confiança para lhe auxiliar com relação a elaboração válida ou anulação de um testamento.