Saiba como prevenir o Burnout no ambiente de trabalho
A Síndrome de Burnout se tornou um transtorno comum dentro do ambiente de trabalho, a qual impacta a vida de 30% dos brasileiros.
Os sintomas da Síndrome de Burnout consistem em exaustão mental, despersonalização, cansaço físico, insônia, irritabilidade, lapsos de memória, desanimo, apatia, negatividade e isolamento social.
Os fatores que desencadeiam o Burnout são diversos, como: carga de trabalho excessiva, ambiente tóxico de trabalho, falha na gestão do tempo e falta de reconhecimento.
Com isso, é de extrema importância que o empregador realize a prevenção no ambiente de trabalho, promovendo a conscientização, gerenciando a carga de trabalho dos empregados, construindo um ambiente de apoio para que os empregados sejam ouvidos, apoiados e valorizados e realizando treinamento com as lideranças sobre o tema.
Após a Síndrome de Burnout ter sido reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como doença ocupacional, o número de ações trabalhistas com o tema ‘Burnout’ cresceu de forma significativa.
Por esse motivo, é imprescindível que as empresas se atentem ao assunto.