Combate ao Assédio Moral
O empregador deve garantir ao empregado um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. Com isso, para combater o assédio moral, o empregador deve utilizar uma abordagem abrangente com medidas preventivas, educacionais e corretivas.
Em primeiro lugar, é de extrema importância que o empregador desenvolva políticas internas sobre como o assédio moral deve ser tratado e divulgar essa política a todos. Nesse caso, o compliance pode ser de grande valia.
Além disso, é necessário a realização de treinamento regulares, com exemplo práticos e adequados a rotina da corporação, explicando o que é considerado assédio moral e quais impactos podem causar na vida da outra pessoa.
O empregador pode também criar canais de denúncia com anonimato para que todos se sintam confortáveis em realizá-la, aplicação de medida disciplinar ao infrator e oferecer apoio psicológico e médico à vítima.
Por fim, o empregador deve sempre realizar treinamentos que capacitem seus empregados, realizar fiscalizações constantes no ambiente de trabalho, bem como auditorias periódicas para avaliar a eficácia das políticas internas implementadas.