Direitos da pessoa autista quais são eles?

O que é o autismo?

O Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma série de características complexas que podem causar alterações na comunicação, comportamento e interação social.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 aponta que pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Quais são os benefícios oferecidos pelo INSS para a pessoa autista?

O INSS oferece três tipos de benefícios para pessoas autistas, quais sejam:

Atenção: Eles não são cumulativos, mas são atribuídos de acordo com cada caso.

BPC LOAS:

O BPC LOAS (Benefício de Prestação Continuada), também conhecido pelo nome da lei: LOAS, constitui um auxílio assistencial voltado para indivíduos com deficiência, cuja renda familiar não ultrapasse ¼ de um salário mínimo.

Para ser elegível, a pessoa com autismo precisa demonstra déficit intelectual e comportamental que gere a necessidade de apoio e prejudique seu desempenho.

O valor do BPC corresponde a um salário-mínimo.

Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência:

A pessoa com autismo que atua com registro em carteira de trabalho e possui renda mensal de até dois salários mínimos tem direito ao recebimento deste auxílio que é um complemento ao salário.

Características:

BPC LOAS e auxílio-inclusão:

Da regra, ao exercer uma atividade remunerada, a pessoa tem o BPC suspenso e passa a receber o auxílio-inclusão. Assim, a pessoa recebe o auxílio-inclusão junto com a remuneração do emprego.

Auxílio-doença

Atualmente designado como benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença é concedido ao segurado que se encontra temporariamente impossibilitado de desempenhar suas atividades profissionais devido a doença ou acidente.

Durante muito tempo, o autismo foi classificado como uma doença. No entanto, sua terminologia foi alterada para transtorno, pois trata-se de uma condição para a qual não existe cura.

Dessa forma, é possível que o auxílio-doença seja concedido a pessoa com autismo que estejam inseridas no mercado de trabalho e atendam aos critérios estabelecidos, da mesma maneira que é atribuído a qualquer outro segurado.

Compartilhe:

Soluções para empresas e pessoas no setor jurídico.

Mantenha-se informado em nosso blog.

Anulação de Testamento


A anulação de testamento é um processo jurídico que busca invalidar um testamento registrado.

Planejamento Sucessório


O planejamento sucessório é uma estratégia que permite uma pessoa realizar a transmissão de seus bens

Testamento vital x Testamento civil


Testamento é um instrumento que manifesta a última vontade de um indivíduo

Modalidades de testamento


Testamento é um direito atribuído a todas as pessoas capazes e relativamente incapazes

+55 (11) 3393-2300 | +55 (11) 3392-2820
administrativo@karlabernardoadvogados.com.br

Rua do Bosque, 1621, 4º andar
Sala 401 a 403
Barra Funda - São Paulo - SP