Doenças Subjetivas
As doenças subjetivas são doenças que dependem da percepção e interpretação do indivíduo que a sente, podendo variar de acordo com as situações vivenciadas pela pessoa, uma vez que não são doenças mensuráveis ou diagnosticáveis por meio de exames clínicos ou critérios objetivos pré-estabelecidos.
Alguns exemplos de doenças subjetivas são: a depressão, a ansiedade, o estresse, a síndrome de burnout, fibromialgia, enxaqueca, entre outras.
As doenças subjetivas podem ser caracterizadas como profissionais, uma vez que poderá existir um nexo causal entre o surgimento ou o agravamento da doença com o ambiente de trabalho.
Com a caracterização do surgimento ou agravante da doença, devido ao ambiente de trabalho, as doenças subjetivas profissionais podem gerar direitos e benefícios ao trabalhador, como por exemplo: auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.
Para que a doença subjetiva seja caracterizada como profissional, é necessário realizar avaliação médica e psicológica, para que assim, seja analisado os aspectos individuais e coletivos do trabalhador, bem como as características do ambiente de trabalho e suas condições.
Sendo assim, caso sinta que adquiriu uma doença subjetiva devido ao ambiente em que trabalha, busque um advogado de sua confiança para que ele possa lhe auxiliar com mais informações e apresente medidas cabíveis ao caso.