Vantagens de uma Holding Familiar
Construir um patrimônio é um trabalho árduo, que muitas vezes resulta em uma vida inteira de dedicação e esforço. No entanto, negligenciar a sua manutenção e transmissão pode resultar em significantes perdas, uma vez que a devida proteção não foi aplicada sobre esse patrimônio.
Uma das soluções para mitigar danos patrimoniais é fazer a abertura de uma Holding Familiar, uma estratégia de proteção e gestão eficiente do patrimônio familiar.
A holding familiar é uma empresa criada com o objetivo de administrar, preservar e perpetuar o patrimônio adquirido por aquela família ao longo dos anos. Além disso, ela visa constituir o planejamento sucessório, a fim de evitar o desgaste em um processo de inventário.
Sua criação também resulta em um processo de inventário simplificado ou até mesmo inexistente, o que permite evitar conflitos entre os herdeiros e facilitar o processo de transferência patrimonial.
Outra vantagem de uma holding familiar é que ela proporciona flexibilidade e adaptabilidade, uma vez que poderá ser alterada conforme necessidades ou circunstâncias da família ao longo dos anos, além de poder ajustar a constituição da família, acomodando todos que chegarem ou saírem.
Ela também consolida os recursos financeiros da família em uma única entidade, resultando em maior poder de compra e acesso a melhores oportunidade de investimentos.
Resumidamente, a constituição de uma holding familiar pode ser um meio agradável para a administração e preservação do patrimônio familiar, bem como para o planejamento sucessório.
No entanto, por ser um processo que depende de uma estruturação adequada e em conformidade com as leis, é de extrema importância que os interessados busquem auxílio de um advogado para sua elaboração e estruturação.