
As doenças mais comum nos trabalhadores
Doenças osteomusculares ainda dominam a lista, mas avanço dos transtornos mentais preocupa os especialistas.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam quais foram as principais doenças que afetaram os trabalhadores em 2020, responsáveis pelos afastamentos e concessões de auxílios-doença registrados no ano. Das 20 maiores causas, 14 são distúrbios osteomusculares – como dores nas costas, articulações, tendões e músculos, além de fraturas e traumas. Entre os 459,5 mil beneficiários, 332,7 mil (72%) foram afastados por esses motivos.
O destaque negativo, porém, é a concessão de auxílios-doença e de aposentadorias por invalidez causadas por transtornos mentais, que bateram recordes em 2020. As doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, ocuparam 5 dos 20 motivos citados para requisição dos benefícios junto ao INSS. Com relação aos afastamentos, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho indica que 576,6 mil foram casos causados por essas questões – alta de 26% em relação a 2019.
É difícil estabelecer uma relação direta entre pandemia e aumento dos casos de afastamentos por transtornos mentais, mas os números sugerem que isso precisa ser estudado mais a fundo.