Planejamento Sucessório

O planejamento sucessório é uma estratégia que permite uma pessoa realizar a transmissão de seus bens aos herdeiros enquanto está viva. Essa abordagem simplifica o processo de sucessão e ajuda a prevenir potenciais conflitos entre os sucessores no futuro, além de possibilitar a redução dos tributos eventualmente devidos.

Vantagens: A principal vantagem do planejamento sucessório é evitar conflitos e complicações no processo de transmissão do patrimônio após a morte. Além disso, possui redução na carga tributária a ser enfrentada pelos herdeiros do falecido, evita a inacessibilidade dos bens e reduz o tempo de espera e burocracia da solução judiciária na transferência dos bens.

Tipos de planejamento sucessório: A sucessão poderá ocorrer por meio de testamento, doação em vida, abertura de holding familiar e previdência privada.

Como fazer um planejamento sucessório: Para elaboração de um planejamento sucessório, o primeiro passo consiste em analisar as modalidades existentes e verificar a mais vantajosa diante do cenário enfrentado. Em seguida, o interessado deverá analisar as possibilidades junto a um advogado, além dos herdeiros e família sobre o assunto.

Por isso, busque um advogado de sua confiança para que ele lhe instrua em todo o processo.
Frisa-se ainda que o planejamento sucessório precisa passar por uma revisão periódica, para que, assim, possa garantir que o planejamento continue alinhado com os objetivos e circunstância em relação a evolução do indivíduo e de sua família.

Resumidamente, o planejamento sucessório é uma ferramenta essencial para proteger o patrimônio e garantir a sucessão dos bens de maneira tranquila aos herdeiros, tendo em vista que ao anteciparmos assuntos financeiros, legais e familiares, o desgaste e desafios relacionados a transferências de bens e riqueza é sensivelmente reduzido.

Compartilhe:

Soluções para empresas e pessoas no setor jurídico.

Mantenha-se informado em nosso blog.

Salas exclusivas no SUS para mulheres vítimas de vio ...


A lei já previa o atendimento público especializado para mulheres vítimas de violência.

Incentivo Tributário para Troca de Equipamento Indus ...


Na prática, o projeto permitirá que a empresa deduza sobre o IRPJ e CSLL até 50%.

Projeto de Lei prevê isenção da Tarifa de Energia ...


Visa a isenção da tarifa de energia elétrica aos atingidos por enchentes e alagamentos.

Maternidade para Casal Homoafetivo


Ambas devem ter o direito ao benefício da licença-maternidade.

+55 (11) 3393-2300 | +55 (11) 3392-2820
administrativo@karlabernardoadvogados.com.br

Rua do Bosque, 1621, 4º andar
Sala 401 a 403
Barra Funda - São Paulo - SP