Testamento vital x Testamento civil

De forma ampla, podemos dizer que o testamento é um instrumento que manifesta a última vontade de um indivíduo. No entanto, existem diferenças entre o testamento civil e o testamento vital, conforme veremos:

Testamento Civil

Testamento civil é o testamento mais popular em nosso país, encontrando suas disposições no Código Civil.

Ele é utilizado para que o testador possa expressar o seu desejo com relação a partilha de seus bens após o seu falecimento, nomeando seus herdeiros, legatários e executores testamentários.

Para ter validade, o testamento deve ser realizado de acordo com os requisitos previstos na lei. Sendo assim, o testamento deverá apresentar a capacidade e voluntariedade do testador, de forma escrita, com assinatura, registro (se for testamento público) e clareza das disposições testamentárias.

Testamento Vital

O testamento vital é um testamento biológico, onde a pessoa pode expressar sua vontade com relação aos cuidados médicos que deseja ou não receber.

O testamento vital conterá informações sobre como a pessoa deseja receber seu tratamento médico, como por exemplo, se deseja utilizar ventilação artificial, alimentação e hidratação por tubos, procedimentos cirúrgicos, reanimação, entre outros.

É uma forma de garantir que os desejos e vontades daquela pessoa serão respeitados no momento de sua vida em que não tenha mais condições de comunicar sua vontade de maneira expressa.

Para que um testamento vital seja válido, é de extrema importância que ele seja realizado de forma escrita, devidamente assinada e que seja nomeado um procurador para ser o responsável por representar o testador.

Importante ressaltar a importância do auxílio de um advogado para a realização do testamento vital e de um testamento civil, a fim de assegurar sua efetividade no momento que for aberto.

Compartilhe:

Soluções para empresas e pessoas no setor jurídico.

Mantenha-se informado em nosso blog.

Salas exclusivas no SUS para mulheres vítimas de vio ...


A lei já previa o atendimento público especializado para mulheres vítimas de violência.

Incentivo Tributário para Troca de Equipamento Indus ...


Na prática, o projeto permitirá que a empresa deduza sobre o IRPJ e CSLL até 50%.

Projeto de Lei prevê isenção da Tarifa de Energia ...


Visa a isenção da tarifa de energia elétrica aos atingidos por enchentes e alagamentos.

Maternidade para Casal Homoafetivo


Ambas devem ter o direito ao benefício da licença-maternidade.

+55 (11) 3393-2300 | +55 (11) 3392-2820
administrativo@karlabernardoadvogados.com.br

Rua do Bosque, 1621, 4º andar
Sala 401 a 403
Barra Funda - São Paulo - SP