União Estável - Saiba algumas curiosidades sobre esse tipo de vínculo.

União Estável – Saiba algumas curiosidades sobre esse tipo de vínculo.

A união estável pode ser estabelecida informalmente ou formalmente, registrada em cartório. Os filhos nascidos dessa relação possuem a mesma proteção que os filhos de um casamento.

A união estável pode ser estabelecida entre casais homoafetivos. Não há diferença entre união estável homoafetiva e heteroafetiva, pois ambas são reconhecidas pela lei e têm os mesmos direitos e deveres.

A união estável pode ser convertida em casamento, sem a necessidade de uma celebração ou cerimônia. Basta que os companheiros compareçam ao cartório de registro civil com a escritura pública de união estável, os documentos necessários e solicitem a conversão. O casamento será registrado com a data retroativa da união estável.

A união estável permite que os companheiros escolham o regime de bens que irá reger o seu patrimônio. Eles podem optar por qualquer um dos regimes previstos no Código Civil, como a comunhão parcial, a comunhão universal, a separação total ou a participação final nos aquestos. Eles também podem criar um regime misto, combinando elementos de diferentes regimes. Essa escolha deve ser feita na escritura pública de união estável. Caso contrário, o regime será o da comunhão parcial de bens.

A união estável pode ser dissolvida de forma judicial ou extrajudicial, sendo indispensável a assistência de um advogado. A dissolução judicial é necessária quando há filhos menores ou incapazes envolvidos, ou quando há discordância entre os companheiros sobre a partilha dos bens ou a pensão alimentícia. Na ausência de filhos menores ou incapazes, bem como de discussão entre as partes sobre a partilha de bens ou alimentos, poderá ser realizada a dissolução extrajudicial, que é mais rápida e simples, formalizada em um cartório de notas.

Compartilhe:

Soluções para empresas e pessoas no setor jurídico.

Mantenha-se informado em nosso blog.

Publicidade Enganosa: Quais são os Limites?


Você já se deparou com um anúncio que parecia bom demais para ser verdade?

Você está pagando juros abusivos no seu financiamen ...


Vamos explicar como identificar se você está pagando juros abusivos.

Como Reclamar Sobre um Serviço Mal Prestado


Não se preocupe! O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está ao seu lado

Os Principais Direitos do Consumidor: Conheça os Seu ...


Os principais direitos que você deve conhecer para se proteger!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudar você?

+55 (11) 3393-2300 | +55 (11) 3392-2820
administrativo@karlabernardoadvogados.com.br

Rua do Bosque, 1621, 4º andar
Sala 401 a 403
Barra Funda - São Paulo - SP